24 de abril de 2012

{ Receita } O pão de forma do 'seu' Sessé

Enquanto morei em São Paulo (praticamente a vida toda), meu pai nunca foi muito de cozinhar.

Depois que me mudei pra cá, é um tal de 'o pai fez um rocambole delicioso hoje' ou 'agora ele inventou um salmão diferente'... e eu aqui, só de longe, passando vontade.

Dessa vez, como eles vão ficar bastante tempo aqui em Recife resolvi que vou usar e abusar dos dotes culinários de meu pai - assim, além de provar essas delicias que minhas irmãs vivem dizendo, também posso aproveitar e tentar aprender alguma coisa.

Ontem ele fez pão de forma. E ainda que eu tente descrever a delícia que ficou esse danado desse pão, vocês só vão saber se provarem também. Então, pra quem quiser se aventurar, tô postando aqui a receita.


Por favor, não reparem: como os pães foram feitos ontem à noite e eu queria fotografar assim que saíssem do forno, a foto não ficou lá essas coisas, mas dá pra ver direitinho que a massa cresce bastante e eles ficam liiindos !

Pão de forma do 'seu' Sessé

Ingredientes:

1kg de farinha de trigo sem fermento (de preferência, peneirada, que é pra ficar bem soltinha)
200ml de azeite de oliva de boa qualidade (mesmo princípio do vinho que a gente usa na culinária: se não serve pra salada, petiscos e afins, também não serve pra cozinhar)
60gr de fermento fresco (que a gente compra soltinho, na padaria)
1 colher de sopa de sal
1 colher de sopa de açúcar (dica do 'seu' Sessé: o açúcar serve pra não deixar a casca do pão muito dura. Se você prefere o pão 'cascudo', pode excluir esse item)
500ml de água (se você mora num lugar quente, como eu, a água pode ser em temperatura ambiente. Se não, use água morna)

Modo de fazer:

Coloque a farinha, o fermento (bem esfarelado) e o açúcar numa tigela.
Misture bem tudo e depois adicione o sal.
Vá colocando a água aos poucos e misturando tudo pra formar uma massa homogênea - use uma colher de pau pra ajudar.
Depois de tudo bem misturadinho, use as mãos para encorporar o azeite à massa e dai começa a parte da 'diversão': sovar. Prepare uma superfície lisa (aqui a gente usou o balcão da cozinha - básico) com farinha de trigo e sove bem a massa por aproximadamente 15 minutos.
Coloque a massa em uma tigela untada com azeite, cubra com papel filme e deixe descansar. Pra saber quando está pronto, faça uma bolinha pequena com a massa e deixe num copo com água - quando a bolinha subir, está pronto (+/= 30 min, dependendo da temperatura ambiente).
Depois desse descanso da massa, divida-a em duas, 'trabalhe' a massa com um rolo para sair todo o ar, enrole como se fosse fazer um rocambole, vire a 'emenda' da massa para baixo e coloque em duas formas para pão (untadas com azeite e enfarinhadas). As formas que usamos têm a medida de 28x12 cm.
Cubra as formas com um pano de prato e aguarde até que a massa dobre de volume.
Asse em forno médio pré-aquecido até dourar - dependendo do forno, os pães ficam prontos entre 40min e 1 hora.
Deixe esfriar para desenformar.

Essa é a primeira vez que tento transcrever uma receita, então se alguém quiser fazer e tiver alguma dificuldade, é só falar que a gente ajuda, tá ?

Meu pai já usou essa mesma massa para fazer pães recheados com torresmo (é, lá em casa a gente é bem light, mesmo), linguiça frita, queijo e presunto... enfim, dá pra usar a imaginação, ou o que estiver sobrando na geladeira.

Esses da foto foram feitos sem recheio, e quer saber ? Eu AMEI ! Comi puro, com manteiga, com azeite e sal, com doce de leite... e hoje à noite tem repeteco. Adoooooro.

Quando meus pais forem embora, vou ficar uns bons 30 dias só bebendo água, pra compensar esse 'estrago' todo, mas tá valendo tanto a pena que depois a gente corre atrás do prejuízo.


PS: tô usando a tag 'eu que fiz' mas nem botei a mão na massa, ok ? Sou sincera. ;)


Pin It now!

3 comentários:

  1. Cris, nossa.. dá pra sentir o cheirinho dela daqui rsrs Mas,ficou muito lindo e deve tá uma delícia.. receita anotadíssima.

    Um beijão pra vc e outro pra seu Sessé!!

    Sheyla.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, ficou lindo!!!
    Bateu uma fome agora...rs
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. ai Cris
    que este pão do seu Sessé - tá uma cara tão ba - com um cafezim -
    e adoro fazer recheado tb - bem light mesmo
    então teve cheiro de pão
    parabés para o pai
    bj
    lu

    ResponderExcluir

Vamos papear um pouquinho ?

Eu vou adorar saber o que você está achando do meu blog.

Obrigada pela visita.

Vou estar sempre te esperando por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...